Detalhes
Este post é todinho dedicado a um medicamento chamado BUTOX® (nome comercial), este medicamento é um inseticida piretróide, ou seja, um veneno. A indicação do fabricante para uso deste produto é para Bovinos e Equinos, no controle de carrapatos, moscas, mosquitos e sarnas. Porém hoje, este produto têm sido usado frequentemente por donos de pets ( Cães, gatos e até animais silvestres como coelhos e porquinhos da índia).
Com esse uso descontrolado, surgem os palpites, as dicas, os conselhos de vizinhos, amigos e até de balconistas que não tem conhecimento técnico para indicar o uso do produto. Cada vez mais aparecem na clinica casos de animais intoxicados devido ao uso errado do BUTOX®, e alguns casos chegam a levar o animal a morte. Então fique atento as dicas que darei agora, para que você não cometa os mesmos erros e assim não coloque em risco a vida do seu animal.
Como eu disse anteriormente, o BUTOX® é recomendado para Bovinos e Equinos, animais que tem entre 300 e 500kg. Além disso, ainda segundo o fabricante, esse produto deve ser diluido com agua, numa proporção de 10ml para 10litros de agua, e pulverizado pelo corpo do animal, ou então nas instalações. Então vamos analisar, o que poderia acontecer quando usado para dar banhos em um cão, que pode ter entre 2 e 30 kg? As chances de intoxicação são enormes e são frequentes!
Portanto, NUNCA DÊ BANHO DE BUTOX® NO SEU PET!
Qual seria a maneira mais adequada pra se usar em casa, afim de controlar infestações de carrapatos ou pulgas?
Não sou contra o uso de BUTOX®, mas sou a favor do uso cauteloso, afim de se evitar intoxicações e mortes.
No caso dos pets, o banho não é indicado, em nenhuma concentração ou diluição. Porém, o uso do produto no ambiente, pode ser feito desde que se siga alguns cuidados.
Antes de mais nada, é preciso que o animal esteja afastado do local onde será colocado o produto. Esse afastamento deve ser por no mínimo 4 horas, afim de que o produto esteja completamento seco no piso e paredes e o cheiro também tenha acabado, já que a intoxicação pode ocorrer não só pelo contato direto, mas também por ingestão, lambedura ou até inalação.
Uma sugestão: Enquanto está sendo feita a limpeza da casa, o animal pode ser levado para a casa de um vizinho ou parente, hoteis especializados ou até para banhos em petshops.
Na hora de aplicar o produto, você também deve se proteger, use luvas e mascara. E não deixe o ambiente fechado, abra as janelas, para deixar o ar circular na casa e assim também facilitar a eliminação do odor forte do produto.
lembre-se sempre de diluir o produto (10ml em 10 litros de agua). Você pode jogar a solução no piso, usar com auxilio de pano de chão e também de borrifadores, principalmente nos locais de difícil acesso, como debaixo de camas e sofás, atrás de estantes e armários etc.
EMERGÊNCIA VETERINÀRIA!!
Como perceber uma intoxicação?
Os primeiros sinais são hipersalivação, olhos avermelhados, mucosas orais também avermelhadas. Além de distúrbios alérgicos pode ocorrer distúrbios digestivos, como vômitos e diarréia ou então pertubações neurológicas, como hiperexcitabilidade, tontura, incordenação motora, desequilibrios, convulsões, paralisias e morte.
O tratamento é sintomático, por isso ao menor sinal de intoxicação leve-o imediatamente ao veterinário!
O uso do BUTOX®, pode ajudar e muito no controle de ectoparasitas dos nossos pets, porém este produto é um veneno e deve ser usado com cautela. Na dúvida, pergunte ao seu veterinário a melhor maneira de usar o produto e cuidado com os palpites e recomendações de pessoas sem conhecimento técnico. Não é porque AINDA não aconteceu nada com seu pet, que significa que uma intoxicação não possa ocorrer!
E vale lembrar que não só esse produto, mas nenhum outro medicamento deve ser dado ao seu bichinho de estimação sem prescrição de um médico veterinário!
Informações Adicionais
Fabricante | Coopers |
---|---|
Garantia do fornecedor | Contra defeitos de fabricação |
Data de Validade | Não |
Barra | 7896185952400 |